Created with Sketch.

Recovery Email

Your account give you access to even more premium content, don't lose access to it. Provide a recovery email below.
  • Secondary E-mail

Declaração de acessibilidade da ServiceNow®

Última atualização em 6 de setembro de 2023

Conformidade da ServiceNow e da WCAG

A ServiceNow tem o compromisso de aprimorar continuamente a acessibilidade da nossa plataforma e produtos. Adicionamos, modernizamos e aprimoramos opções e recursos para oferecer um nível ideal de acessibilidade e manter a conformidade o mais próximo possível com a WCAG 2.1AA . Adotamos uma abordagem iterativa e incremental em relação à conformidade com os padrões de acessibilidade.  Valorizamos a usabilidade da nossa plataforma e produtos e a adesão aos padrões de acessibilidade.

Investimos pesado em nossa prática de acessibilidade e criamos uma equipe multidisciplinar no Centro de Excelência de Acessibilidade (COE) para garantir que as expectativas dos clientes serão atendidas, bem como o alinhamento com os padrões do setor. Nossos aplicativos são compatíveis com tecnologias adaptativas, como: NVDA, JAWS e VoiceOver, e estamos planejando expandir as mesmas tecnologias produzidas por nós com aplicativos como Dragon e ZoomText. Viabilizamos o uso exclusivo do teclado para navegar e operar o conteúdo e a funcionalidade do produto. Além disso, realizamos testes em vários navegadores, dentre eles Chrome, Safari e Edge Chromium.

Cada uma de nossas equipes de desenvolvimento de software trabalha de acordo com nosso rigoroso processo de ciclo de vida de desenvolvimento de software e em parceria com a equipe COE de acessibilidade para ajudar a garantir que nossos produtos sejam aproveitáveis e sigam as diretrizes de acessibilidade. Foram estabelecidas funções e responsabilidades claras no intuito de garantir que a ServiceNow se manterá ativa em disponibilizar suporte aos nossos clientes no que diz respeito aos seus requisitos de conformidade.

A plataforma e os produtos da ServiceNow são desenvolvidos com o objetivo de cumprir as diretrizes e os princípios de acessibilidade aplicáveis, incluindo: 

  • Emenda da Seção 508 à Lei de Reabilitação de 1973 e os correspondentes regulamentos federais aplicáveis,  
  • WCAG (Web Content Accessibility Guidelines, Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web) e 
  • EN 301 549 Requisitos de acessibilidade apropriados à aquisição pública de produtos e serviços de ICT na Europa V3.1.1.   

A ServiceNow tem o compromisso de fornecer produtos e serviços acessíveis a todos os usuários. Somos empenhados em seguir o mais rigorosamente possível a WCAG 2.1 AA e estamos trabalhando ativamente na produção de um roadmap para alcançar esse objetivo.

A ServiceNow publica Relatórios de Conformidade de Acessibilidade (ACRs) para fornecer detalhes sobre a acessibilidade de nossa plataforma e dos principais produtos da versão de cada família. Após sua publicação, os ACRs ficam à disposição em nosso site de Documentação de produtos.

Os ACRs são documentos ocasionais e não constituem garantia de acessibilidade. Os ACRs se destinam unicamente a fins informativos e não fazem parte de nenhum contrato, seja expresso ou implícito, a menos que explicitamente declarado em um contrato por escrito firmado com a ServiceNow.  A ServiceNow não se responsabiliza por erros ou omissões nos ACRs.  A ServiceNow reserva‑se o direito de fazer alterações em seus produtos e serviços a qualquer momento, podendo essas alterações afetar a precisão dos ACRs publicados. Em caso de dúvidas ou preocupações sobre acessibilidade, a ServiceNow recomenda que os usuários entrem em contato com nosso COE de Acessibilidade pelo e‑mail Accessibility_Support@servicenow.com.

Na ServiceNow, acreditamos que todos devem ter a oportunidade de usar nossa plataforma e produtos. Somos comprometidos em tornar a plataforma e os produtos o mais acessíveis possível e continuaremos empenhados em melhorar a acessibilidade no futuro.

Confira abaixo detalhes sobre aprimoramentos em versões anteriores e nossos planos futuros para melhorar a conformidade e a usabilidade.

Lançamento em San Diego no 1º trimestre de 2022

No primeiro trimestre de 2022, efetuamos os seguintes aprimoramentos na acessibilidade de nossa plataforma e produtos: 

  • Introduzimos a preferência Tema escuro ao Next Experience e aos espaços configuráveis; os temas escuros emitem menos luz azul, o que deixa a exibição mais leve para os olhos e menos incomodativa em ambientes de pouca luz. 
  • Adicionamos a preferência Modo compacto ao Next Experience, que otimiza o espaçamento entre campos de formulários, controles e linhas e colunas de listas, além de exibir mais conteúdo em formulários e listas. 
  • Eliminamos um número significativo de defeitos de prioridade na plataforma e nos produtos, principalmente para melhorar a experiência dos usuários que utilizam leitores de tela. Isso inclui defeitos que afetavam a capacidade de os usuários utilizarem leitores de tela para acessar conteúdo, explorar aplicações e usar recursos.

Lançamento em Tóquio no 3º trimestre de 2022

No terceiro trimestre de 2022, efetuamos os seguintes aprimoramentos na acessibilidade de nossa plataforma e produtos:

  • Aprimoramos o suporte a leitores de tela no Visualizador de documento. Isso inclui navegação por teclado e controles aprimorados, o que facilita o trabalho de quem usa leitores de tela para visualizar e interagir com documentos.
  • Lançamos o Mapeamento interno móvel da ServiceNow com o recurso de orientação interna e reservas, que inclui suporte para leitores de tela. Com essa funcionalidade, os usuários podem localizar recursos de espaços internos, como mesas de trabalho ou salas de reunião, e reservá‑los. O recurso fornece também instruções sobre os recursos do local para facilitar sua localização pelos usuários. O recurso de orientação interna e reservas apresenta os seguintes aprimoramentos na acessibilidade:
    • Suporte a leitores de tela para orientação e reservas.
    • Os usuários podem aplicar mais ou menos zoom ao mapa usando os botões habilitados no mapa em vez de fazer gestos de panorâmica ou de pinçar com dois dedos.
    • As preferências de rotas acessíveis podem ser selecionadas como meio de orientação.
    • As legendas do mapa identificam todos os ícones com descrições de texto.
  • Aprimoramos a navegação por teclado com componentes de visualização de dados nos componentes de gráficos do espaço de trabalho da Platform Analytics e do Next Experience: Série temporal, barra e pizzas e círculos. Isso simplifica o trabalho dos usuários que utilizam a navegação por teclado para interagir com visualizações de dados.
  • Eliminamos um número significativo de defeitos de prioridade na plataforma e nos produtos, principalmente para melhorar a experiência dos usuários que utilizam leitores de tela. Isso inclui defeitos que afetavam a capacidade de os usuários utilizarem leitores de tela para acessar conteúdo, explorar aplicações e usar recursos.

Lançamento em março em Utah no 1º trimestre de 2023

  • Aperfeiçoamos nossos componentes base (sistema de design) para torná‑los mais acessíveis de acordo com a WCAG 2.1 AA. Isso inclui melhorias no contraste, adição de texto alternativo em imagens e aprimoramento da identificação de controles, o que ajuda os usuários com baixa visão ou que utilizam leitores de tela. 
  • Aperfeiçoamos vários controles de formulário a fim de torná‑los mais acessíveis e compatíveis com a WCAG 2.1 nível AA; isso inclui convertê‑los de modo que possam utilizar nossos componentes do sistema de design e, acima de tudo, garantir uma jornada do usuário mais tranquila em termos de acesso e utilização de formulários.  
  • Adicionamos a preferência Tema escuro às aplicações de IU principal no Next Experience; os temas escuros emitem menos luz azul, o que deixa a exibição mais leve para os olhos e menos incomodativa em ambientes de pouca luz. 
  • Níveis mais elevados de conformidade com a 2.1 AA em nossa Mobile Platform e aplicativos, incluindo: Agent Mobile, New Mobile e Now Support. Isso significa que nossos serviços e produtos móveis estão agora mais acessíveis aos usuários com alguma deficiência.
  • Eliminamos uma séria lacuna de acessibilidade na WCAG 2.0 AA para os clientes que utilizam Listas e Formulários e correspondentes formatadores de clientes de modo que seja possível aplicar zoom até 200%.   Isso simplifica o trabalho dos usuários com deficiências visuais de utilizar nossos produtos e serviços. Os usuários podem aumentar o tamanho do texto em até 200% nas configurações do navegador, sem perda de conteúdo ou funcionalidade.  
  • Eliminamos um número significativo de defeitos de prioridade na plataforma e nos produtos, principalmente para melhorar a experiência dos usuários que utilizam leitores de tela. Isso inclui defeitos que afetavam a capacidade de os usuários utilizarem leitores de tela para acessar conteúdo, explorar aplicações e usar recursos.

Lançamento da Vancouver no 3º trimestre de 2023

Na versão Vancouver, continuamos a aprimorar a acessibilidade e a usabilidade de nossa plataforma e dos produtos, com o objetivo de garantir que nosso software ofereça uma experiência fluida a nossos usuários, incluindo a introdução de novos recursos de acessibilidade para permitir que os usuários trabalhem da maneira que preferirem. Os detalhes sobre recursos específicos estão listados abaixo:

Melhorias das WCAG 2.1 AA

  • Componentes atualizados usados nos espaços configuráveis e no Next Experience para torná‑los mais acessíveis de acordo com as WCAG (Web Content Accessibility Guidelines, diretrizes de acessibilidade de conteúdo da Web) 2.1 AA. Esse trabalho incluiu melhoria do contraste de texto e imagens, inclusão de texto alternativo às imagens e melhoria da identificação de controles. Essas mudanças facilitam o uso da plataforma por usuários com deficiências visuais ou que usam um leitor de tela.
  • Experiência aprimorada de acessibilidade do usuário ao resolver defeitos de alta prioridade em toda a plataforma e nos produtos, com foco no aprimoramento da experiência dos usuários que usam leitores de tela. Isso incluiu defeitos que poderiam ter impedido que usuários de leitor de tela acessassem o conteúdo, navegassem em aplicações ou usassem determinados recursos.
  • Foi criada a estrutura básica para permitir que o Reflow (zoom de 400%) e os atalhos do teclado sejam usados em espaços configuráveis no futuro.

Novas preferências do usuário de acessibilidade

  • Foi habilitado o recurso de preferência do usuário "Mostrar todos os botões com a necessidade de passar o mouse". Esse recurso exibe todos os campos invisíveis para que os usuários não precisem passar o mouse sobre eles para vê‑los. Esse aprimoramento é útil para usuários com deficiências visuais, problemas de mobilidade e limitações cognitivas.
  • Foi introduzido o recurso de preferência do usuário "Habilitar foco do teclado em texto truncado". Esse recurso permite que os usuários vejam o texto truncado de elementos não interativos quando estiverem usando o teclado. Essa melhoria é útil para usuários com visão que dependem exclusivamente de um teclado para usar a Now Platform.

Cores forçadas para suporte a usuários com deficiências visuais

  • Foi introduzido o recurso "Suporte para configurações de alto contraste do navegador do Windows com cores forçadas". Esse aprimoramento permite que os usuários personalizem as cores da interface do usuário e do conteúdo da web para atender às necessidades visuais individuais. Por exemplo, usuários com baixa visão podem habilitar cores forçadas para ajudar a facilitar a visualização da interface do usuário.

Outras melhorias de usabilidade

  • Visualização de dados aprimorada com elementos básicos aprimorados de contraste de cores e Visualização de dados, permitindo que os leitores de tela anunciem pontos de dados de gráficos e metadados relacionados.
  • Foi adicionada a capacidade de habilitar uma preferência de tema escuro para áreas adicionais da plataforma, incluindo Catálogo de serviços, Avaliações e pesquisas e Inteligência para documentos. Temas escuros emitem menos luz azul, facilitando a exibição para os olhos e diminuindo a interferência em configurações de baixa luminosidade

Para saber mais, consulte as informações de acessibilidade para todos os recursos e produtos da Vancouver.

Roadmap de acessibilidade da ServiceNow

Aviso de Safe Harbor (isenção de responsabilidade):

As informações discutidas neste documento podem conter declarações “prospectivas” que se baseiam em nossas crenças e suposições e em informações atualmente disponíveis apenas a partir da data deste documento. Declarações prospectivas envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles esperados ou implícitos nas declarações prospectivas. Outras informações sobre esses e outros fatores que podem causar ou contribuir para essas diferenças incluem, mas não se limitam aos discutidos na seção "fatores de risco", apresentada em nosso Relatório Anual mais recente no Formulário 10‑K e Relatório Trimestral no Formulário 10‑Q e em nossos outros registros da Comissão de valores mobiliários e câmbio. Não podemos oferecer garantias de que alcançaremos os planos, intenções ou expectativas divulgadas em nossas declarações prospectivas. Qualquer informação sobre novos produtos, recursos ou funcionalidades destina‑se a descrever nossa direção geral do produto e não deve ser utilizada para tomar uma decisão de compra, mas apenas para fins informativos nem deve ser incorporada em nenhum contrato, e não é um compromisso, uma promessa ou obrigação jurídica para entregar quaisquer materiais, códigos ou funcionalidades. O desenvolvimento, liberação e programação de quaisquer recursos ou funcionalidades descritas para os nossos produtos permanece a nosso critério exclusivo. Não assumimos qualquer obrigação e não temos a intenção de atualizar as declarações prospectivas.


* * *

A ServiceNow tem o compromisso de investir em nossa futura plataforma tecnológica de modo a oferecer uma plataforma e produtos acessíveis a todos os usuários. Para isso, desenvolvemos um roadmap de acessibilidade que ajudará a orientar nossos esforços a fim de melhorar a acessibilidade de nossos produtos e serviços nos próximos três anos. Observe que o roadmap está sujeito a alterações a critério da ServiceNow.

Nosso Roadmap de Acessibilidade tem como objetivo alcançar o seguinte:

  • Melhorar a conformidade de nossa plataforma e produtos de acordo com os padrões de acessibilidade do setor.
  • Aumentar a conscientização sobre acessibilidade entre nossos funcionários e clientes.
  • Tornar nossos produtos e serviços mais acessíveis a todos os usuários.
  • Eliminar os principais defeitos em nossa plataforma e em nossos produtos.
  • Introduzir preferências do usuário, ferramentas de acessibilidade e práticas recomendadas para capacitar os usuários a ter uma experiência ideal.

Planejamento de 2023

Em 2023, planejamos modernizar a acessibilidade de nossa plataforma e produtos com foco em nossa ferramenta Next Experience e nos espaços de trabalho configuráveis: a expectativa é de alcançarmos níveis mais elevados de conformidade com os padrões de acessibilidade. Além disso, estamos nos concentrando em aumentar o conhecimento e a conscientização dos funcionários sobre acessibilidade para capacitá‑los a criar e desenvolver programas de software acessíveis.  
 
Embora sujeitos a alterações, nossos planos para 2023 incluem:   

  • Melhorar a acessibilidade dos componentes usados em nossos produtos Next Experience, dentre eles os espaços de trabalho configuráveis.  
  • Aumentar o conhecimento e a conscientização gerais dos funcionários sobre acessibilidade; para isso, implementaremos um treinamento obrigatório de todos os funcionários da ServiceNow voltado a acessibilidade. 
  • Melhorar a acessibilidade dos espaços de trabalho configuráveis do Next Experience para usuários com baixa visão, o que envolve viabilizar o uso de cores forçadas no sistema operacional.  
  • Pretendemos ainda trabalhar em uma lista direcionada de defeitos de alto impacto que afetam nossa plataforma e produtos. 
  • Pretendemos melhorar nossas experiências com dispositivos móveis para alcançar níveis ainda mais elevados de conformidade com os padrões de acessibilidade.  
  • Esperamos adicionar ferramentas de acessibilidade ao Theme Builder para orientar os clientes em suas escolhas de cores.  
  • Nossos planos incluem também expandir as preferências de acessibilidade do usuário do Next Experience, como: 
    • Mostrar texto truncado em elementos não interativos (usuários de teclado). 
    • Mostrar controles invisíveis. 
  • Durante o ano de 2023, promoveremos uma reunião trimestral do PAC (Product Advisory Council, Conselho Consultor de Produtos) com nossos clientes para melhorar a qualidade dos produtos, aprimorar a experiência do usuário e aumentar a transparência.  
  • Além disso, publicaremos nossas diretrizes sobre Práticas recomendadas de acessibilidade para ajudar os clientes a configurar a solução escolhida e orientá‑los a manter suas personalizações acessíveis. 
  • Incorporar testes de acessibilidade mais automatizados no SDLC (ciclo de vida de desenvolvimento de software), conforme apropriado.  
  • Esperamos implementar um modelo de maturidade de acessibilidade destinado a estabelecer uma abordagem mais abrangente em termos de visualização e avaliação da saúde, integridade e bem‑estar da acessibilidade do produto em nossa plataforma e produtos. 
  • Continuaremos a padronizar e otimizar os relatórios de conformidade entre conjuntos de produtos. 
  • Estender nosso programa de “Informações preliminares” ao processo de desenvolvimento de produtos para obter feedback de pessoas com deficiência no início do SDLC.
  • Criar conexões com parceiros de deficiência para aprender deles e se envolver com as soluções ServiceNow. 

Planejamento de 2024

Durante 2024, prevemos a modernização da acessibilidade da plataforma e dos produtos da ServiceNow. Embora sujeitos a alterações nossos planos para 2024 incluem

  • Esperamos alcançar níveis mais elevados de conformidade com a WCAG 2.1 AA em vários espaços de trabalho configuráveis.
  • Temos planos de expandir a compatibilidade com várias tecnologias adaptativas para tornar nossos produtos e serviços mais acessíveis a pessoas com deficiência.
  • Planejamos lançar recursos para melhorar a acessibilidade dos nossos recursos de Administrador e Construtor por meio da implementação de mudanças orientadas por persona nas ferramentas de administração e configuração de construtores.
  • Pretendemos trabalhar em uma lista direcionada de defeitos de alto impacto que afetam nossa plataforma e produtos.
  • Planejamos também publicar documentos relacionados à acessibilidade à plataforma e aos produtos da ServiceNow.
  • Uma versão aprimorada das nossas diretrizes de Práticas recomendadas de acessibilidade para ajudar os clientes a tornar a solução configurada acessível além dos pacotes básicos.
  • Compartilhar estudos de caso de uso sobre como as melhorias na acessibilidade da ServiceNow mudaram a experiência do usuário de nossos clientes.
  • Incorporar testes de acessibilidade mais automatizados no SDLC (ciclo de vida de desenvolvimento de software), conforme apropriado.

Planejamento de 2025

Durante 2025, esperamos continuar aperfeiçoando a acessibilidade da plataforma e dos produtos da ServiceNow.  

Embora sujeitos a alterações, nossos planos para 2025 incluem:   

  • Prevemos o aprimoramento da acessibilidade dos espaços de trabalho configuráveis restantes. 
  • Planejamos continuar lançando recursos para melhorar a acessibilidade dos nossos recursos de Administrador e Construtor por meio da implementação de mudanças orientadas por persona nas ferramentas de administração e configuração de construtores. 
  • Vamos nos preparar também para a conformidade básica com a WCAG 2.2 em áreas como aparência de foco, arrastar e soltar e tamanho do alvo. 
  • Nosso COE de acessibilidade espera conduzir um programa de inovação com IA e ferramentas para incorporar novos métodos de assistência diretamente à nossa plataforma.
  • Incorporar testes de acessibilidade mais automatizados no SDLC (ciclo de vida de desenvolvimento de software), conforme apropriado.  
  • Pretendemos trabalhar em uma lista direcionada de defeitos de alto impacto que afetam nossa plataforma e produtos.

Para obter mais informações, entre em contato com o representante da sua conta da ServiceNow ou entre em contato conosco pelo e‑mail Accessibility_Support@servicenow.com 

 

Publicações da ServiceNow sobre acessibilidade: